FÁBRICA&HISTÓRIA
A Cervejaria
Sobre a Benedith
A Cervejaria e sua história
A Cervejaria Benedith foi fundada no ano de 2011 na cidade de Uberlândia/ MG.
Produz cervejas especiais, diferenciadas e com receitas próprias, incentivando e valorizando produtos locais.
O nome Benedith é uma homenagem aos monges beneditinos, que tem um longo histórico de fabricação de cervejas em seus mosteiros. Eles contribuíram muito para a evolução dos processos de fabricação de cerveja.
Na Europa, atualmente, ainda existem diversos mosteiros beneditinos que fabricam cervejas.
Curiosidades
Desde que surgiu, tanto a cerveja quanto os processos e controles de produção, passaram por gradativas evoluções até chegar ao que hoje compreendemos como “CERVEJA”. Mas vale lembrar que cerveja basicamente é um fermentado de cereais, principalmente cevada, e isto nunca mudou.
Segundo as literaturas atuais, a cerveja surgiu à cerca de 6.000 anos A.C. na antiga Mesopotâmia onde foram encontrados indícios de sua fabricação.
Esta região hoje compreende parte do Irã e Iraque e fica entre os rios, Tigre e Eufrates no oriente médio.
Os principais e básicos ingredientes da cerveja são:
Água, Malte de Cevada, Lúpulo e levedura.
Teoricamente pode-se maltear qualquer grão (arroz, milho, aveia, trigo etc.), mas a cevada é o principal cereal malteado para produção de cerveja porque reúne as características específicas a este fim.
Há vários níveis de torrefação de malte de cevada. É deste ingrediente que é extraído a cor da cerveja, sendo que ele contribui muito também com o sabor e aroma.
Os maltes são moídos grosseiramente e cozidos durante um processo chamado Brassagem. Durante a brassagem, o amido presente no malte de cevada é convertido em açúcares por enzimas catalizadoras do próprio malte. Estes açúcares serão quase que totalmente consumidos pela levedura durante a fermentação.
Água: É o principal ingrediente compondo mais de 90% do conteúdo das cervejas mais populares e mais produzidas.
Malte de Cevada: A malteação consiste em adicionar umidade (água) aos grãos para que os mesmos comecem a germinar, porém antes que a semente se desenvolva muito, esta germinação é cortada com o processo de secagem.
Então pode entender que malte é como se fosse o estado em que o grão se encontra, ou seja, malteado.
A levedura, ou fermento cervejeiro é o quarto, mas não menos importante ingrediente da cerveja. São fungos que metabolizam os açúcares presentes no mosto transformando-os em vários compostos sendo os principais o álcool e o gás carbônico (Co2).
São inúmeras a cepas cervejeiras e cabe ao cervejeiro a escolha de cada uma delas para o uso em suas receitas de cerveja. Para a escolha da cepa são levadas em consideração várias características específicas de cada uma delas, inclusive o tipo de cerveja a ser produzido.
O lúpulo: Somente passou a ser empregado largamente na produção de cervejas a partir do Século IX e X.
O lúpulo é uma trepadeira que floresce em larga escala apenas algumas partes do mundo. As flores da planta é que são usadas no processo de fabricação de cerveja. Este ingrediente é considerado o “tempero” da cerveja. É do lúpulo que provém praticamente todo amargor, mas ele também contribui com aromas e sabores. Há muitas variedades de lúpulo de diferentes características. No Brasil há atualmente algumas pequenas lavouras piloto que estão tendo bons resultados de produção.
Ale ou alta fermentação: São cepas que fermentam a temperaturas mais altas (16 Cº e 24 Cº) e com isso produzem compostos frutados durante a fermentação. Ao se juntarem aos aromas e sabores dos maltes e lúpulos, resultam em cervejas mais “complexas” neste aspecto.
Exemplos de Ale: Cerveja de Trigo, IPA, Porter, Stout, Blonde Ale.
Lager ou baixa fermentação: Estas cepas são adaptadas a temperaturas mais baixas (7 Cº e 14 Cº) e normalmente resultam em cervejas onde malte e lúpulo aparecerem com mais evidência.
Exemplos de Lager: Bock, Schwarzbier, Pilsen.
Existem também estilos híbridos que carregam características dos dois grupos.
A Benedith fabrica vários tipos de cervejas sendo algumas delas sazonais.